O agente de endemias coordenador dos serviços de controle ao vetor da dengue no município, Valdir Rogério Fernandes, manifesta preocupação com o aumento da população de mosquitos e de casos da doença confirmados, bem como outros que aguardam análise de laboratório em Horizontina.
Segundo Valdir, são quatro casos da doença confirmados, sendo três autóctones. Desses, somente um dos infectados teria viajado a Florianópolis em período sujeito a incubação, os demais contraíram a doença no território municipal. Três casos de pacientes com sintomas sugestivos a dengue aguardam o resultado dos exames de laboratório que confirmam ou descartam a ocorrência.
Enquanto isso, ele observa que a volta das chuvas após mais de um mês de estiagem, faz com que a população de mosquitos tenha um aumento significativo, e o pior de tudo, dentro do pátio dos próprios moradores, destaca.
Segundo o agente, recipientes que as pessoas usam para armazenar a água da chuva estão sendo pontos de localização de larvas. Ele recomenda tampar as caixas ou utilizar tela fina de sombrite que pode ser adquirida em casas agropecuárias. Piscinas infantis, calhas de telhados, ralos de banheiro em desuso são apontados como criadouros. A lona plástica preta usada para cobrir objetos como carros, lenhas, material de construção também tem armazenado água em suas dobras, servindo de depósito para os ovos do mosquito.
Os agentes de endemias possuem telefone próprio para contato e informações à comunidade, bem como aceitam denúncias e sugestões quanto ao combate ao mosquito. O número é 9-9614-6949. Os principais sintomas da dengue são:
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), e a infecção por ser leve ou grave. Em caso de apresentar sintomas, procure sua unidade básica de saúde.
Investimentos
Para facilitar o trabalho dos agentes a prefeitura adquiriu neste ano mais um veículo utilitário, modelo Renault Oroch investimento de R$ 68.000,00. Também foi adquirido novo equipamento para a pulverização quando necessário investimento de mais de R$ 7 mil.
voltar