Sábado 12/10

Senador Lasier Martins inclui cooperativas de crédito na rede de socorro a microempresas

8 de abril de 2020

O Senado aprovou na tarde de ontem, 7, projeto de lei (PL) que estabelece medidas de socorro financeiro às micro e pequenas empresas do país durante a crise causada pela pandemia do Covid-19, para evitar o fechamento delas.

Graças a uma emenda de Lasier Martins (Podemos-RS) ao PL 1.282/2020, do senador Jorginho Mello (PL-SC), as cooperativas de crédito se juntarão aos bancos oficiais no grupo de instituições que oferecerão as operações de financiamento, em condições fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O senador gaúcho ressaltou que as cooperativas são também subordinadas à supervisão do Banco Central (BC), estando, pois, aptas a operar as linhas do programa. Ele lembrou que o cooperativismo de crédito saltou 171% nos últimos 10 anos, avanço bem superior ao de outros sistemas bancários. Além disso, destacou a capilaridade dessas instituições, presentes em 95% dos municípios brasileiros, sendo o único serviço financeiro em 450 deles.

 

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.