Sexta-feira 17/01

Sobe para 13 número de mortes por meningite bacteriana no RS

20 de julho de 2015

O número de mortes confirmadas por meningite bacteriana subiu de dez para 13, desde janeiro, no Rio Grande do Sul. O total se igualou ao registrado nos 12 meses do ano passado. Um boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual da Saúde também revela que o número de casos já chega a 48. Até essa mesma época do ano, 2014 havia registrado apenas três mortes e 35 casos da doença.

O relatório mostra, ainda, que os níveis de letalidade foram maiores entre os do tipo B (metade dos oito pacientes morreram) e entre os casos em que o meningococo não é identificado (cinco óbitos entre as dez pessoas que adoeceram).

Quatro mortes envolveram o sorogrupo B – duas em Viamão, uma em Sapiranga e uma em São Leopoldo. Quatro decorreram do sorogrupo C – duas em Cachoeirinha, uma em Dom Feliciano e uma em Alvorada. Nas demais cinco mortes não há identificação do sorotipo – duas em Porto Alegre, uma em Cachoeirinha, uma em Paraíso do Sul e uma em Santo Antônio da Patrulha.

A principal medida de controle da doença, segundo o relatório, é a notificação e investigação de qualquer suspeita. Se confirmado o surto de meningite pode ser considerada a vacinação, “desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível”. A decisão de vacinação em um surto é acordada entre as três esferas de governo, federal, estadual e municipal.

A meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, sobretudo, pela infecção de vírus ou bactérias, mas fungos e parasitos também podem provocar a doença.

Outras medidas de prevenção importantes incluem:

• Higienização das mãos;

• Higienização do ambiente;

• Ventilação do ambiente;

• Não compartilhar utensílios.

 

Onde já houve casos confirmados de meningite bacteriana no RS em 2015:

Alvorada (2), Canoas (2), Esteio (1) Gravataí (1), Lindolfo Collor (1), Nova Santa Rita (1), Novo Hamburgo (1), São Leopoldo (2), Sapiranga (3), Sapucaia do Sul (1), Cachoeirinha (5), Dom Feliciano (1), Esteio (1), Porto Alegre (11), Viamão (5), Paraíso do Sul (1), Caxias do Sul (1), Erechim (2), Venâncio Aires (1), Ijuí (1), Arroio do Sal (1), Imbé (2), Maquiné (1) e Santo Antônio da Patrulha (1).

Fonte: Rádio Guaíba

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.