Quinta-feira 12/09

Tábua de salvação I

3 de abril de 2020

No início da última semana, o vereador Valmor Dreher deixou o Cidadania para filiar-se ao PDT. Ex-patrão do CTG Carreteiros de Horizonte, Valmor elegeu-se vereador em 2016 pelo então PPS, hoje Cidadania, quando obteve 611 votos, quarta maior votação naquele pleito.

Valmor é o segundo vereador a aproveitar a abertura da janela partidária para trocar de partido em Horizontina. Antes dele, Paulo Fischer já havia deixado o PSD para também filiar-se ao PDT.

O PDT de Horizontina até a terça-feira tinha 3 assentos na Câmara de Vereadores e, consequentemente, era a maior bancada da atual legislatura.

Na quarta-feira tudo mudou! A vereadora Zuleica Wehner (PTB) retornou ao Parlamento municipal.

Zuleica, que teve 1.452 votos, foi a parlamentar mais votada no último pleito em Horizontina na eleição proporcional e ocupava, desde o início da atual gestão, o cargo de secretária de Saúde do município. Ela reassume a vaga cedida à Paulo Fischer que obteve 352 votos.

Claramente o que os vereadores que mudaram de partido buscam é uma “tábua de salvação” para continuarem nos seus cargos diante das novas regras eleitorais. Estas regras não mudaram como deveriam, mas já deixaram o cenário um tanto mais justo do que em 2016, quando o 6º candidato mais votado (Álvaro Callegaro – 535 votos) não se elegeu e o 13º (Marcio Fischer – 380 votos) elegeu-se!

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.