A vereadora e primeira-dama de Doutor Maurício Cardoso, Ivete Gresele Pollo (PP), foi vítima de uma Fake News publicada nesta semana em rede social.
A publicação, de autoria desconhecida, afirmava que a vereadora tinha sido denunciada pelo Ministério Público por improbidade administrativa. Dizia a publicação: “Segundo o MPRS, a primeira-dama Ivete Pollo, esposa do prefeito Marino Pollo, que também é funcionária do munícipio lotada no cargo de controladoria interna e acumula o cargo de vereadora, foi denunciada por dirigir e utilizar veículo oficial do município para fins próprios. Segundo a denúncia, a mesma utiliza o veículo oficial do município para ir a festas, supermercados, igreja. Prefeito e secretários também utilizam os veículos. O MP está apurando o caso”.
Nesta sexta-feira, 17, o Jornal Novo Horizonte entrou em contato com o Ministério Público de Horizontina, que abrange o município de Doutor Maurício Cardoso, para saber da veracidade dos fatos. Como a promotora de Justiça da Comarca, Bruna Borgmann, está em férias, foi o assessor bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais do Ministério Público local, Emanuel Lutz Pinto, que prestou os esclarecimentos. Emanuel se limitou a dizer que não existe nenhuma investigação em curso contra a vereadora e tampouco denúncia formulada neste sentido pelo MP.
Fake News é crime
Fake News significa “notícia falsa”, que não tem autoria declarada, fonte, data ou veracidade, e que se replica rapidamente na internet de maneira irresponsável, com a intenção de destruir a reputação de uma pessoa, empresa e organizações, de prejudicar alguém e até contribuir para uma tragédia. Dependendo do caso, o ato de produzir ou compartilhar notícias falsas, pode ser caracterizado como calúnia, injúria ou difamação.
voltar