Uma atividade diferente da rotina vivenciada pelos jovens e que pode servir de exemplo para as suas práticas do dia a dia. Esse foi o objetivo da visita realizada por cinco estudantes do projeto Câmara Jovem a Casa São Sebastião, de Horizontina, que abriga adultos com dependência química, seja ela de drogas ou álcool.
Durante a visita, ocorrida na quinta-feira, 05, os vereadores jovens tiveram contato com a rotina dos 20 internados na entidade e receberam informações de como funciona o processo de recuperação. O grupo foi recebido pelo monitor Edson Quoss, que coordena as atividades na Casa.
Segundo Edson, o tratamento inicia em Santa Rosa, onde há uma triagem e a indicação para qual unidade o dependente irá. Na região, o atendimento a usuários de drogas e álcool é feito pela AVIPAE (Associação Vida Plena Amor Exigente) com unidades em Alecrim, Giruá, Horizontina, Porto Mauá e Santa Rosa. Mas os internos vêm de diferentes locais do Estado e do país para tratamento.
Após chegar na unidade, a internação dura um ano e o trabalho de recuperação é baseado no tripé: espiritualidade, trabalho e disciplina, com foco em uma rotina que inicia às 6h30 e encerra às 22h. “Para chegar até aqui a pessoa tem que querer. Não há grades, é tudo aberto. Somente os que chegam por via judicial precisam ficar”, explica Edson.
Toda manutenção da Casa é feita pelos próprios internos. Não há funcionários para cozinhar e cuidar da limpeza. Além desse trabalho, eles são responsáveis pela jardinagem, horta e animais, já que boa parte da alimentação é produzida no local.
A entidade é mantida por convênios municipais e federais, mas também possui internação particular. Os principais casos atendidos são por uso de álcool, maconha e crack. “A dependência química é uma doença de comportamento, por isso ela pode ter ajuda”, enfatiza o monitor.
Nesse processo de recuperação, a participação das famílias é fundamental. Por isso, elas recebem atendimento paralelo, participando do grupo de apoio Amor Exigente. Essa inclusive é uma condição para que possam visitar os internos uma vez por mês.
Participaram da visita a Casa São Sebastião os vereadores jovens Andressa Biancki (Escola Estadual Albino Fantin), Gabriel Amadori (Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann), Igor Berger (Escola Estadual Albino Fantin), Pâmela Krause (Colégio L’Hermitage Cristo Rei) e Thalita Peters (Colégio L’Hermitage Cristo Rei).
voltar