Quarta-feira 14/05

Versatilidade do leite no consumo humano é representada em Festival de Pratos

5 de agosto de 2015

A reunião de 21 receitas salgadas e 23 doces, produzidas por agricultoras de 13 municípios do Noroeste gaúcho, comprovou a versatilidade do leite no consumo humano, durante Festival de Pratos Derivados de Leite promovido pela Emater, em Salvador das Missões. O evento integrou a programação da 4ª Expoleite Missões na última sexta-feira. 

Segundo a extensionista da Emater, Miriam Isabel Mielke, entre os objetivos da Mostra, estiveram o incentivo ao consumo do leite na alimentação das famílias; estímulo à criatividade, utilização do produto de forma saudável e diversificada na elaboração de receitas cotidianas; resgate de receitas que fazem parte da cultura e identidade alimentar das famílias; ampliação do conhecimento do valor nutritivo do leite; divulgação de seu potencial como base alimentar; e estímulo à produção sustentável de leite.

Participaram do evento prefeitos e lideranças dos diferentes municípios representados no Festival. Segundo o prefeito de Salvador das Missões, Jair Luís Heinrich, o leite é a verdadeira alavanca da economia dos municípios e responsável pela sustentabilidade da maior parte das pequenas propriedades. “E essa mostra serve de exemplo da qualidade do leite produzido aqui, para que esse alimento possa ter lugar cativo no dia a dia das nossas famílias”, destacou.

Já o gerente regional da Emater, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, enfatizou que as prefeituras são grandes parceiras da Instituição no desenvolvimento de ações que buscam facilitar a vida das famílias. “É através das parcerias que temos momentos importantes como esse”, disse.

As receitas participantes compuseram o livro de pratos derivados do leite, lançado na data, e organizado pelas assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar, na área social, Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto, assistente técnico regional, na área de manejo animal, Ivar Kreutz e extensionista Mirian Mielke.

Estiveram representados no evento, os municípios de Campina das Missões, Cândido Godói, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Guarani das Missões, Rolador, Roque Gonzalez, Salvador das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro e Ubiretama.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa

voltar
© Copyright Todos os direitos reservados.
error: IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.